sábado, 29 de dezembro de 2012
domingo, 18 de novembro de 2012
Hoje
Nesta simples e nem tão calma tarde de
verão, da qual o céu, mas parece um lago cheio de mistérios indecifráveis; eu e
alguns amigos resolvemos nos aventurar por um antigo sítio de nossa cidade.
É um sítio modesto, possui uma casa grande,
mais isso pouco importa. As serras ao redor de toda cidade são incríveis. E lá
fomos nós, brigamos, logo no início...
Porém, ao chegarmos à porteira que separa
o primeiro engenho para o começo do outro, avistamos uma figura imóvel, sentada
em meio às pedras e mais mexendo no chão; a primeira coisa que pensamos foi: “é
a Cumadre Florzinha!” Não passamos pela porteira.
Já dizem que é de lá que sai o fantasma de
um padre que ronda a cidade. Entretanto, alguns meninos a cavalo passaram, era
uma simples menina...
Por causa disso, passamos o percurso assobiado,
e por incrível que pareça; um pássaro respondia o nosso assobio!
Chegamos ao Engenho Belo Monte, e logo
queríamos chamar: “Caipora! Caipora!”; mas um de nossos amigos morre de medo da
Cumadre; e dizem que ela aparece, “e mete uma surra de urtiga” na pessoa que
chamou.
Foi bom... Fico feliz por saber estas
coisas do folclore popular, e por isso poder transformar um simples passeio, em
uma mini-crônica.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Leprechaum ou Duende Irlandês
.jpg)
São seres naturais da Irlanda e começaram a ser notados pelos humanos lá por volta do século XIV. Os leprechaum são imprevisíveis, ora alegres, ora irritados. Gostam de fumar seus cachimbos com calma, adoram música, moram sozinhos por serem briguentos; suas casas são pequenas e construídas sempre nas raízes de uma árvore.

domingo, 21 de outubro de 2012
Trailer do Hobbit
O filme será lançado em 14 de dezembro... Será incrível! Assistam o trailer pra vê!
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Agosto do Folclore
Nós brasileiros que amamos magia e nos encantamos com as suas mais diversas ramificações, buscamos a cada dia mais um elo com o mundo; seja por meio da Literatura, do Cinema ou simplesmente da própria mitologia das surtidas nacionalidades. Porém esquecemos do tão rico conjunto que constrói a mitologia Brasileira, que é fruto do tão sortido "Caldeirão dos Povos". Vimos influências portuguesas, africanas e indígenas em geral, contudo o nosso Folclore não foi só feito por essas culturas, mas elas foram tripés para outras influências que foram trazidas com os imigrantes.
A Nacionalidade de um "povo heroico" foi assim se formando, junto com sua cultura, cultura bela, forte, e celebrada, de forma tão pobre no dia 22/08 com um simples dia do Folclore.
Entre mulheres encantadoras, bruxas poderosas e curumins travessos vocês vão conhecer as história de um rico imaginário popular, que no próximo mês vai encher seu PC de pura magia, encanto e sedução...
domingo, 8 de julho de 2012
Tipos de Transformação
Nos livros, séries, vimos que existem seres que vivem transformando-se; exemplo: os lobisomens. Porém quando vamos identificar e conceituar o que realmente acontece, ficamos em plena dúvida. Para assim melhorar a nossa situação, vamos distinguir o são cada um realmente.
- Animagia é a capacidade mágica do bruxo se transformar em um animal. Porém, diferente de feitiços transfiguratórios, na animagia a capacidade intelectual do bruxo é mantida. O Animal em que o bruxo se transforma varia de bruxo para bruxo. É como ocorre no caso dos bruxos de Harry Potter.
Minerva McGonagall se transforma em gato, Tiago Potter em cervo, e muitos outros da série.
- Metamoformagia é a capacidade mágica do bruxo ou de um humano( lobisomem) mudar sua aparência, seja a cor do cabelo ou o formato do nariz. A metamorfomagia passa de geração a geração, ou seja, é hereditária Essa habilidade mágica é bastante complexa, e exige muita concentração até que você consiga domina-la completamente. Graças a essa habilidade, a aparência do bruxo que a possui também pode mudar de acordo com as emoções que ele sente no momento. Exemplo: Ninfadora Tonks.
- Licantropia ocorre com pessoas que em algum momento de sua vida foram mordidos ou arranhados por lobisomens, adquirindo então esta habilidade mágica. Quando se transformam, os licantrópicos não tem nenhum controle sob suas ações, tornando-se brutos e sedentos por sangue. Lobisomens verdadeiros esses, estão nas maiorias dos livros, e são "servos da Lua". Temos Lobisomens em Diário de um Vampiro, Harry Potter e outros livros( não em Crepúsculo, pois Jacob e sua matilha são metamorfos)
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Feitiçaria

Feiticeira não é um nome tão comum quanto bruxa é no dia de
hoje. Mas feitiçaria é uma prática talvez mais antiga que a bruxaria.
Provavelmente os primeiros feiticeiros nem sabiam que o eram.
Fazer um feitiço
consiste em empregar elementos naturais para fins terapêuticos, emocionais ou
psíquicos. Não lida com sobrenatural ou forças escusas. Geralmente sua intenção
é benéfica.
A origem desse nome
é meio controversa. Pode ter se originado da palavra feitiço, que vem do latim ficticiu, que quer dizer fingido. Ou também pode ter vindo
de feito, acrescido do sufixo iço, designando o ídolo feito pelo próprio adorador.
Mais tarde chamado de feiticeiro, e de onde vem a expressão “virar o feitiço
contra o feiticeiro.” Os males previstos para outros caem sobre quem os
praticou.
Em grego,
feiticeiro está associado ao termo famakia, que significa drogueadores, no sentido de
preparadores de drogas com fins terapêuticos a partir de plantas.
Em tempos remotos, feiticeiro
era sinônimo de curandeiro. E na Idade Média, tornou-se fatal ser chamado de
feiticeiro. As coisas melhoraram quando a ciência deu luz à razão. Plantas
começaram a ser usadas como fármacos. Buscou-se estudar aquilo que outrora era
uma ação do “mal”. E deu certo. Mas os feiticeiros de verdade nunca ganharam
crédito por causa de sua sabedoria natural. E hoje em dia ainda são
associados a bruxaria e todo que remete a práticas de magia.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
domingo, 27 de maio de 2012
Magia
Magia ou Bruxaria , é o poder de efetuar a mudança por meios mágicos. A magia pode muitas vezes ser dividida em negra ou da luz, embora dependendo da situação também pode ser neutra. A magia é uma herança genética que conecta uma bruxa para os elementos e forças da natureza, a fim de praticar feitiçaria.
As Ferramentas:
- Velas: Materiais usados para amplificar feitiço de uma bruxa;
- Grimórios: Um jornal da família documentado com receitas antigas, rituais e feitiços;
- Ervas e pedras: Materiais utilizados como ingredientes para cerveja e inventar poções mágicas;
- Talismãs: Materiais usados para amplificar o poder de uma bruxa.
domingo, 13 de maio de 2012
A doninha

A menina passou a levar um ovo para doninha todas as manhãs e, no dia seguinte, lá estava a casca transformada em prata. Ela ficou cada vez mais rica e ganhou vários admiradores, mas não queria saber de nenhum daqueles meninos, que quase tinham matado a doninha. Numa manhã de Páscoa, a menina levou para doninha um ovo abençoado e o bicho deu uma mordida. Houve uma explosão e no lugar do ovo surgiu um lindo castelo. A menina desmaiou. Quando acordou, estava no castelo com um jovem príncipe ao lado. A menina o tinha libertado da maldição de ser uma doninha e agora iriam se casar.
Fim.
V. Schönwerth
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Branca de Neve e o Caçador( O Filme)
Num reino dominado pela tirania, a vaidosa e egoísta Rainha Ravenna descobre que sua enteada, Branca de Neve está destinada a superá-la não apenas como "a mais bela de todas", mas também como governante do reino. A rainha ouve de seu espelho mágico que a única maneira de permanecer no poder é consumir o coração de Branca de Neve e conseguir a imortalidade. Enquanto isso, Branca de Neve escapa para a Floresta Negra e Ravenna recruta o caçador Eric para matá-la. Eric, no entanto, se apieda da jovem princesa e a ensina a arte da guerra. Agora, com a ajuda de oito anões e do Príncipe William, Branca de Neve inicia uma rebelião para derrubar sua madrasta de uma vez por todas.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Criaturas da Bíblia ( parte 5)
- "E os lobos bravos se encontrarão com os gatos bravos; e o sátiro clamará ao seu companheiro: e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si." ( Isaías 34,14)
- "Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão as avestruzes, e os sátiros pularão ali" (Isaías 13,21)
Enfim a Bíblia já é incrível, pois ele traz uma mensagem de amor imensa para nós; e agora cheia de símbolos mitológicos?
Se a Bíblia quis colocar esses seres no sentido literal ou no figurado para passar uma mensagem para nós, não importa; ela é o livro mais vendido e lido de todos os tempos, o livro mais Sagrado do mundo, e traz para nós uma riqueza de conhecimentos puros e verdadeiros sobre o amor de Deus.
Criaturas da Bíblia( parte 4)

Criaturas Bíblicas(parte 3)
" E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." ( Apocalipse 12,9)
De certo que aí está associação mais evidente do mal. O dragão e Satanás. A cultura cristã foi a que mais influenciou a visão dos dragões na idade moderna. O controle total do mal, segundo as escrituras, só se dará por completo quando o grande dragão for lançado ao abismo e trancafiado no juízo final.
De certo que aí está associação mais evidente do mal. O dragão e Satanás. A cultura cristã foi a que mais influenciou a visão dos dragões na idade moderna. O controle total do mal, segundo as escrituras, só se dará por completo quando o grande dragão for lançado ao abismo e trancafiado no juízo final.
Criaturas Bíblicas ( parte 2)
"Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha: o que comer dos ovos deles morrerá; e, apertando-os, sai deles uma víbora/dragão" (Isaías 59,5)

Criaturas Bíblicas( parte 1)
Apesar de terem geralmente outra interpretação, na Bíblia possuí algumas criaturas mitológicas que permeiam ou permearam o imaginário de povos como: gregos, egípcios,hebreus, persas e entre outros e além do mais, influenciou grandes autores como: Tolkien, L. J. Smith, J. K. Rowling e outros que se não souberam que esses seres estavam no livro mais Sagrado do mundo, e sim nas melhores culturas da antiguidade. Vejamos alguns.
O Leviatã:
- "Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? ... Na terra não há coisa que se lhe possa comparar, pois foi feito para estar sem pavor. Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba..." (Jó 40,20);
- " Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que {está} no mar." (Isaías 27,1);
- Levantando-se ele, tremem os valentes; em razão dos seus abalos se purificam. Se alguém lhe tocar com a espada, essa não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha. Ele considera o ferro como palha, e o cobre como pau podre. A seta o não fará fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho. As pedras atiradas são para ele como arestas, e ri-se do brandir da lança; Debaixo de si tem conchas pontiagudas; estende-se sobre coisas pontiagudas como na lama. As profundezas faz ferver, como uma panela; torna o mar como uma vasilha de unguento. Após si deixa uma vereda luminosa; parece o abismo tornado em brancura de cãs. ( Jó 41,25-32).
Nas lendas judaicas pode ser que o Leviatã tenha advindo do mito de Tiamat, uma deusa da mitologia babilônica e suméria, que por vezes é descrita como serpente/dragão do mar. As criaturas descritas na bíblia possuem uma origem um tanto obscura e desconhecida. Na antiga literatura aramaica, o Leviatã era um monstro de sete cabeças, inimigo da ordem criada por Deus. Deste modo, Isaías, está comprando a vitória de Deus sobre os iníquos. Leviatã (Leviathan ou Leviatha) é dado na demonologia como um dos quatro príncipes coroados do inferno. É o monstro marinho bíblico, de enormes proporções e rei de todas as criaturas do mar. Seu nome vem do hebraico, e significa literalmente; Serpente Tortuosa, uma referência tanto a sua natureza animalesca como ao seu aspecto oculto. Além de ser uma criatura abissal de proporções colossais.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Sexta-feira, 13
A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:
- Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
- A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.
- Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Fadas
O termo Fada remonta do grego e significa brilho, fulgor. Nos países de língua românica, a palavra Fatae deu origem aos termos Fata na Itália, Hada na Espanha, Fada em Portugal, Fée na França. Já nos países de língua anglo-saxônica o termo que se refere às fadas é Fays. Segundo Pierre Grimal, o termo Fada está relacionado com as Parcas, divindades que eram representadas por três estátuas, designadas Tria Fata, (tês destinos). Na mitologia romana, as Parcas eram três deusas que fiavam o destino de cada criança que nascia, simbolizado por um fio que era puxado, medido e cortado, ou seja, o comprimento desse fio representava a duração de vida atribuída a cada mortal. Segundo a mitologia, as Parcas eram filhas de Júpiter (Zeus para os gregos), que davam ao homem, quando nascia, o bem e o mal. Eram três, Cloto, a Fiandeira, que fiava o fio da vida, Láquesis, a distribuidora da Sorte, que atribuía a cada homem o seu destino e Átropos, aquela que não podia voltar‐se, portadora das “tesouras abomináveis”, que cortavam o fio da vida. As Parcas possuem ligação com as Três Moiras, que na Mitologia Grega são as responsáveis por garantirem o cumprimento do destino. Daí, o termo em latim fatum que significa fado, destino.
Desta forma, tem-se Fadas relacionadas com o destino dos humanos, como acontece nos contos de fadas: Cinderella, A Bela Adormecida, Pinocchio, Peter Pan. Todos esses clássicos da literatura infantil, como são considerados hoje, apresentam suas Fadas que interferem no destino de seus afilhados. A Fada Madrinha concede à Cinderella a possibilidade de ir ao grande baile conhecer o seu verdadeiro amor. No conto A Bela Adormecida, as Fadas oferecem virtudes à pequena princesa, com excessão de uma, que furiosa por não ter sido convidada, decreta a morte da pequena criança quando completasse 15 anos. Uma das fadas, que ainda não havia dado o seu dom, mais uma vez interfere no destino da criança, abrandando o feitiço lançado pela Fada má.
Em Pinocchio, a Fada Azul concede ao boneco de madeira seu maior desejo, tornar-se um menino de verdade. Já em Peter Pan, tem-se a famosa Tinker Bell, ou Sininho, que ajuda o jovem garoto que não quer se tornar adulto. Juntamente com Peter Pan, Tinker Bell vai em busca de várias aventuras, ajudando o garoto, tendo ciúmes de Peter quando este encontra Wendy. Esta relação entre seres feéricos e humanos é bastante rica e cultivada nos livros e histórias sobre os seres encantados.
Brincadeira do 1º de Abril
Apesar de ser uma brincadeira e mentira, essa história da fada encontrada. Não passou de uma brincadeira de 1º de abril do mago Dan Baines, você podem entrar no site dele e pesquisar outras peripécias feitas por ele.
O mágico recebeu milhões de mensagens e comentários de amantes de seres místicos, como aparentava ser esta fada. Mais tarde ele revelou a mentira e vendeu sua fada por 280 dólares num leilão. No site que colocarei abaixo puderam ver algumas outras criações no mesmo estilo deste mágico ilusionista. (http://epilogue.net/cgi/database/art/list.pl?gallery=20355).
Mas que seria bom, seria...
O mágico recebeu milhões de mensagens e comentários de amantes de seres místicos, como aparentava ser esta fada. Mais tarde ele revelou a mentira e vendeu sua fada por 280 dólares num leilão. No site que colocarei abaixo puderam ver algumas outras criações no mesmo estilo deste mágico ilusionista. (http://epilogue.net/cgi/database/art/list.pl?gallery=20355).
Mas que seria bom, seria...
domingo, 1 de abril de 2012
Fada Encontrada
Pesquisadores ingleses receberam restos mortais de uma fada, uma FADA, MESMO! Que foi em encontrada em Derbyshire, Inglaterra.
Os restos da fada são bem “reais”. O corpo foi mumificado e foi recuperado próximo a uma antiga estrada romana em Derbyshire, Inglaterra, por um passeador de cachorros; que preferiu não se identificar.
Os ossos do minúsculo esqueleto parecem com o de um ser humano, são ocos como os de pássaros, dando a eles uma aparência “leve” e características anatômicas bastante compatíveis com um ser voador, e as asas são muito similares a folhas.
sábado, 31 de março de 2012
Silfos
Os silfos são provenientes da mitologia grega. Os silfos são espíritos que vivem tanto no ar como na água. Na raça dos silfos encontramos os Wallotes, pertencentes ao sexo masculino e as Arienes, pertencentes ao sexo feminino. Embora apresentem sexos diferenciados, não se reproduzem, pois são compostos em sua totalidade de ar e luz.
Os silfos são responsáveis pela purificação do ar e por manterem a pressão atmosférica. Esse trabalho é percebido nas mudanças alquímicas do tempo e ciclos de fotossíntese e precipitação. Esses seres são mestres, que expandem e contraem seus corpos de ar de níveis microcósmicos à macrocósmicos. Sempre mantendo a chama para o reino da mente, que corresponde ao plano ou corpo de ar.
O rei dos silfos é conhecido como Paralda.

Alguns acreditam que os Silfos se reúnem em torno da mente de um sonhador, dos artistas, dos poetas, e os inspiram com seu conhecimento íntimo das maravilhas e obras da natureza.
Seu temperamento é alegre, mutável e excêntrico. A eles atribuem a tarefa de modelar os flocos de neves e arrebanhar as nuvens, tarefa esta que desempenham com a ajuda das Ondinas, que lhes fornecem a umidade.
sexta-feira, 23 de março de 2012
Herança, o novo livro de Paolini
Sinopse: Longos meses de treinamento e batalha trouxeram vitórias e esperança, mas que também trouxe perda dolorosa. E ainda, a verdadeira batalha pela frente: eles devem enfrentar Galbatorix. Quando o fizerem, terão que ser forte o suficiente para derrotá-lo. E se não pode, ninguém pode. Não haverá segunda chance.
Parte do Capítulo 1: " O som foi de facadas, cortando e tremendo, como a raspagem de metal contra pedras. Os dentes de Eragon vibraram em simpatia, e ele tapou os ouvidos com as mãos, fazendo uma careta quando virou, tentando localizar a fonte do ruído. Saphira jogou a cabeça, e até mesmo através do barulho, ele a ouviu queixar-se do perigo. Eragon varreu seu olhar sobre o pátio duas vezes, antes de perceber um sopro tênue de poeira subindo a parede..."
O Novo Livro de Rowling

Informações da nova obra da autora da saga "Harry Potter" estão em comunicado divulgado para a imprensa e republicado pelo site da revista "Time". A data do lançamento mundial, título do livro e outros detalhes serão anunciados ainda neste ano.
"Embora eu tenha gostado de escrever cada parte dos livros, meu próximo será bem diferente da série Harry Potter, que foi publicado tão brilhantemente pela Bloomsbury e meus editores em todo o mundo", escreveu Rowling.
"A liberdade de explorar um novo território é uma possibilidade que o sucesso de Harry me trouxe, e por estar neste novo território, parecia uma evolução lógica buscar uma nova editora. Estou muito contente de ter uma casa editorial como a Little, Brown, e uma equipe editorial que será uma grande parceira nesta nova fase da minha vida de escritora".
O livro ainda não foi lançado, mas vindo da autora de Harry Potter, podemos esperar grandes feitos... Uma escocesa no fim do século XX nos surpreendeu com a história do bruxinho mais famoso do mundo, e agora, irá surpreender com uma história bem adulta...
sábado, 10 de março de 2012
Mitologia Eslava

De acordo com o Livro de Veles, a religião eslava reconhece três reinos, que possuem ênfase particularmente dos neopaganistas que se baseiam no Livro de Veles. O principal símbolo das idéias cosmogônicas dos eslavos era a Árvore do Mundo, ou Yggdrasil como era também conhecida pelos escandinavos. Os eslavos imaginavam que todos os três reinos eram situados verticalmente numa gigantesca árvore de carvalho, que segura todo o universo. Em sua copa estava o céu/paraíso eslavo, conhecido como Svarga, residência de Svarog ou Iriy. Nas raízes do carvalho estava o inferno, residência de Chernobog , Morena e Zmey. Os três reinos são:
Yav
Seria o mundo material. Está no tronco da Árvore do Mundo, é onde estão as criaturas vivas e etc.
Nav
Seria o mundo imaterial.
Prav
São as leis que governam os outros dois mundos.
domingo, 4 de março de 2012
sexta-feira, 2 de março de 2012
Trailer do filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é a primeira parte da adaptação cinematográfica do livro O Hobbit de J.R.R.Tolkien. Na história o hobbit, Bilbo Bolseiro, é convocado pelo mago Gandalf e mais treze anões para ir a uma jornada até a Montanha Solitária, onde tentaram recuperar os pertencem anões roupados pelo Dragão Smaug...E nesse parte do filme em que Bilbo encontra o anel...
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Fadas( Parte 1)
Conceito
A fada é um ser mitológico, característico dos mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e nórdicos.
O primeiro autor que mencionou as fadas foi Pompônio Mela, um geógrafo que viveu durante o século I d.c. As fadas também são conhecidas como sendo as fêmeas dos elfos. O termo incorporou-se a cultura ocidental a partir dos assim chamados “contos de fadas”. Nesse tipo de história, a fada é representada de forma semelhante a versão clássica dos elfos de J.R.R. Tolkien, porém apresentando “asas de libélula” as costas e utilizando-se de uma “varinha de condão” para realizar encantamentos.
Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar “Sininho”, do clássico infantil “Peter Pan”, de J. M. Barrie.
O escritor e folclorista inglês Joseph Ritson, na sua dissertação On Faries, definiu as fadas como uma espécie de seres parcialmente materiais, parcialmente espirituais, com o poder de mudarem a sua aparência e de, conforme a sua vontade, serem visíveis ou invisíveis para os seres humanos.
Etimologia
Segundo Schoereder , o nome fada “vem do latim fatum, que significa fado, destino. Dessa forma, acredita-se que elas intervêm de forma mágica no destino das pessoas.”
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Corujas
Coruja é uma ave de hábitos noturnos, que com o passar do tempo logo começou-se a ser associada ao Halloween e ao Ocultismo. Possui um pio muito assustador que alguns dizem que ele traz a morte da pessoa. São encontradas em diversas culturas, ora um aspecto de inteligência e sorte, ora de morte e de azar.
Nos contos de fadas, as corujas costumam ser consultadas por sua habilidade em memorizar fórmulas complicadas, o que provavelmente é a origem da expressão "coruja sábia"( Isso acontece principalmente em Crônicas de Nárnia- A Cadeira de Prata, com Plumalume que instrui Jill na missão dela.). No Egito Antigo essas aves eram símbolos de morte, mas em outras culturas carregá-las conferiam grandes poderes ao dono.
No Cinema 2 filmes marcantes usam corujas:
- Harry Potter: Elas são usadas por Hogwarts no lugar de pombos-correio para entregar a correspondência, presentes e outras coisas;
- E são muito utilizadas na Lenda dos Guardiões.
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Ameonna
Ameonna (mulher chuva) é um espírito feminino ilustrado na KonjakuToriyama Sekien de Hyakki Shui como uma mulher em pé na chuva e lambendosua mão. Ela é descrita como uma deusa do Monte da China Wushan, que é uma nuvem de manhã e chuva à noite. Ela pode ser considerada uma chuva traz para as culturas.
Assinar:
Postagens (Atom)