terça-feira, 3 de abril de 2012

Fadas






  O termo Fada remonta do grego e significa brilho, fulgor. Nos países de língua românica, a palavra Fatae deu origem aos termos Fata na Itália, Hada na Espanha, Fada em Portugal, Fée na França. Já nos países de língua anglo-saxônica o termo que se refere às fadas é Fays. Segundo Pierre Grimal, o termo Fada está relacionado com as Parcas, divindades que eram representadas por três estátuas, designadas Tria Fata, (tês destinos). Na mitologia romana, as Parcas eram três deusas que fiavam o destino de cada criança que nascia, simbolizado por um fio que era puxado, medido e cortado, ou seja, o comprimento desse fio representava a duração de vida atribuída a cada mortal. Segundo a mitologia, as Parcas eram filhas de Júpiter (Zeus para os gregos), que davam ao homem, quando nascia, o bem e o mal. Eram três, Cloto, a Fiandeira, que fiava o fio da vida, Láquesis, a distribuidora da Sorte, que atribuía a cada homem o seu destino e Átropos, aquela que não podia voltar‐se, portadora das “tesouras abomináveis”, que cortavam o fio da vida. As Parcas possuem ligação com as Três Moiras, que na Mitologia Grega são as responsáveis por garantirem o cumprimento do destino. Daí, o termo em latim fatum que significa fado, destino.

Desta forma, tem-se Fadas relacionadas com o destino dos humanos, como acontece nos contos de fadas: Cinderella, A Bela Adormecida, Pinocchio, Peter Pan. Todos esses clássicos da literatura infantil, como são considerados hoje, apresentam suas Fadas que interferem no destino de seus afilhados. A Fada Madrinha concede à Cinderella a possibilidade de ir ao grande baile conhecer o seu verdadeiro amor. No conto A Bela Adormecida, as Fadas oferecem virtudes à pequena princesa, com excessão de uma, que furiosa por não ter sido convidada, decreta a morte da pequena criança quando completasse 15 anos. Uma das fadas, que ainda não havia dado o seu dom, mais uma vez interfere no destino da criança, abrandando o feitiço lançado pela Fada má.

Em Pinocchio, a Fada Azul concede ao boneco de madeira seu maior desejo, tornar-se um menino de verdade. Já em Peter Pan, tem-se a famosa Tinker Bell, ou Sininho, que ajuda o jovem garoto que não quer se tornar adulto. Juntamente com Peter Pan, Tinker Bell vai em busca de várias aventuras, ajudando o garoto, tendo ciúmes de Peter quando este encontra Wendy. Esta relação entre seres feéricos e humanos é bastante rica e cultivada nos livros e histórias sobre os seres encantados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário