Apesar de terem geralmente outra interpretação, na Bíblia possuí algumas criaturas mitológicas que permeiam ou permearam o imaginário de povos como: gregos, egípcios,hebreus, persas e entre outros e além do mais, influenciou grandes autores como: Tolkien, L. J. Smith, J. K. Rowling e outros que se não souberam que esses seres estavam no livro mais Sagrado do mundo, e sim nas melhores culturas da antiguidade. Vejamos alguns.
O Leviatã:
- "Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? ... Na terra não há coisa que se lhe possa comparar, pois foi feito para estar sem pavor. Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba..." (Jó 40,20);
- " Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que {está} no mar." (Isaías 27,1);
- Levantando-se ele, tremem os valentes; em razão dos seus abalos se purificam. Se alguém lhe tocar com a espada, essa não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha. Ele considera o ferro como palha, e o cobre como pau podre. A seta o não fará fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho. As pedras atiradas são para ele como arestas, e ri-se do brandir da lança; Debaixo de si tem conchas pontiagudas; estende-se sobre coisas pontiagudas como na lama. As profundezas faz ferver, como uma panela; torna o mar como uma vasilha de unguento. Após si deixa uma vereda luminosa; parece o abismo tornado em brancura de cãs. ( Jó 41,25-32).
Nas lendas judaicas pode ser que o Leviatã tenha advindo do mito de Tiamat, uma deusa da mitologia babilônica e suméria, que por vezes é descrita como serpente/dragão do mar. As criaturas descritas na bíblia possuem uma origem um tanto obscura e desconhecida. Na antiga literatura aramaica, o Leviatã era um monstro de sete cabeças, inimigo da ordem criada por Deus. Deste modo, Isaías, está comprando a vitória de Deus sobre os iníquos. Leviatã (Leviathan ou Leviatha) é dado na demonologia como um dos quatro príncipes coroados do inferno. É o monstro marinho bíblico, de enormes proporções e rei de todas as criaturas do mar. Seu nome vem do hebraico, e significa literalmente; Serpente Tortuosa, uma referência tanto a sua natureza animalesca como ao seu aspecto oculto. Além de ser uma criatura abissal de proporções colossais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário