No mundo literário vemos vários personagens que utilizam magia; os magos, feiticeiros e bruxos. J.R.R.Tolkien em sua obra nós mostra uma magia nova e bem mudada, e diferente da que os outros autores apresentam, como ele próprio relatou em algumas cartas:
"Na realidade nenhuma magia em O Senhor dos Anéis é boa ou má, mas o propósito do uso da magia, esse sim, pode ser finalidades boas ou más." E além do mais, a magia nos livros de Tolkien é utilizada por: os Magos, os Elfos e os Nazgul.
Os Nazgul:
São mortais, porém com o auxílio dos Nove, ficaram dotados de poderes mágicos. Porém essa fonte de magia, era derivada por Sauron. As suas habilidades para usar magia, foram "compradas" por um auto preço, pois depois, eles viraram espectros submissos ao domínio de Sauron.
"...Então o Capitão dos Nazgûl se inclinou nos estribos, e em uma voz lamurienta e horrível pronunciou palavras de uma língua a muito esquecida, uma fórmula de poder e terror. De repente com um golpe o portão de Gondor de abriu e quebrou junto com uma luz de cegar os olhos ..."
Aí vimos a força do poder de um dos Nazgul, no caso o seu líder, o Rei-Bruxo de Angmar, e Senhor de Minas Morgul( Torre da Bruxaria).
Os Istari:
São os magos como conhecemos propriamente ditos, não precisão de conjurar palavras para completarem suas magias. Vieram cinco istari de Valinor para auxiliar os seres da Terra-Média na luta contra Sauron, e São eles: Gandalf, Saruman, Radagast, Alatar e Pallando.
Os Elfos:
A Magia dos elfos é a arte de ultrapassar muitas das limitações humanas: facilidade, rapidez, e nobreza são produtos do espírito inflamado dos elfos. O objetivo desta magia não é a dominação, mas a criação. A magia dos elfos é voltada para a elevação mental e espiritual ...
Note que Tolkien faz uma distinção entre o uso de magia e o de conhecimento. De todas as raças da Terra-média, só os Elfos (e os magos, mas eles não são uma raça) poderiam usar magia - significando o uso de um poder inato e interno para criar efeitos.
A própria palavra "magia" é um termo relativo e usado apenas por raças mortais, é uma palavra usada para explicar atos que não podem ser explicados. Os elfos só usam a palavra magia de forma figurada pois essa é uma habilidade completamente natural para eles. O trecho abaixo ilustra bem uma situação de magia élfica:
"... você não desejava ver a magia dos elfos Frodo ? Isso é o que seu povo chamaria de magia, embora eu não entenda claramente o que significa para mortais. Mas para você isso é a magia de Galadriel ..."
Galadriel está um pouco confusa com o significado da palavra magia, pois para os elfos ela é algo natural, como um talento em pintar ou cantar. Mas é uma magia diferente daquela usada pelo inimigo na dominação e no terror.
Tolkien ainda diz por fim:
"... Eu suponho que a finalidade e distinção da magia pode se tornar um assunto obscuro para alguns. Galadriel fala da magia do inimigo e da magia dos elfos. Na realidade nenhuma magia em O Senhor dos Anéis é boa ou má, mas o propósito do uso da magia, esse sim, pode ser finalidades boas ou más. O motivo da magia do inimigo é terror e a dominação dos outros povos livres, é o uso da magia para intimidar... é uma magia sem resultados práticos e que não produz nada. Já a magia usada por Gandalf e pelos elfos tem resultados materiais, é uma magia artística voltada o engrandecimento filosófico e material ..."